Rádio Clube FM Brasil

sábado, 20 de junho de 2009

Reexplicando a situação

Muitas pessoas têm entrado no MSN para falar comigo somente para saber mais sobre a Bélgica e eu percebi que para a maioria delas, algumas coisas soam como impossíveis de serem verdades. Olha gente, o que as pessoas querem saber nos papos no MSN é: "nossa, só tem serviço de faxina na Bélgica, como é que pode um país rico...." - um me disse assim:"nossa, eu queria estudar na Bélgica mas se só tem serviço de faxina e construção do que adianta estudar?".
Gente, explicando esta curiosidade: quando eu falo "só tem serviço de faxina, só tem construção" eu me refiro a imigrantes. Quem saiu do Brasil para trabalhar na Bélgica não vai JAMAIS concorrer numa vaga de advogado, uma vaga de escritório, nem sequer uma vaga de repositor de supermercado.... não existe nenhum trabalho fora faxina e construção para imigrantes na Bélgica. Qual a razão disto? A razão é porque precisa de papéis, identidade, carteira de trabalho e isto estrangeiro NUNCA pode conseguir, pois não tem lei que legalize um estrangeiro na Bélgica. E como é que algumas pessoas estão aqui legais? Ora gente, ou casaram com belga, ou tem papéis de Portugal, ou estava aqui em 2002, quando saiu um pacote restrito de regularização. Este pacote aconteceu uma vez e ninguém sabe se voltarão a lançar outro pacote de legalização, apesar das greves de fome que vemos no país.
Só para terminar: os belgas ocupam todas as vagas de trabalho, médicos, dentistas, empacotadeiras, vendedores, etc, tudo legalizado e estrangeiro não tem vez, mesmo estudando aqui. O estrangeiro que vem estudar na Bélgica ganha prazo definido de estudo, tipo, 2 anos e depois é devolvido ao país natal. Nem estudando aqui pode ficar aqui. Só se tiver papel legalizado. Espero ter ajudado a esclarecer.
Por Alda Inacio