Para ver vídeos desligue a música "Bruxelles, ma belle" lado direito.

Trabalhar na Bélgica

Vou deixar aqui uma postagem em resposta a muita gente, demais mesmo, que me escreve querendo saber como se faz para ir trabalhar na Bélgica. Tem gente que leu a página sobre trabalho no país e não entendeu bem as permissões de trabalho A, B, C. Isto não é de direito dos ilegais. 

Se a pessoa entrou ilegal na Bélgica e trabalha ilegal, não conseguirá papéis legais para poder ter uma permissão de trabalho A,B,C a menos que se case com um belga, ou uma belga. Nos casos em que os pais (mãe ou pai) são belgas,ou, os avós são belgas, a pessoa entra com documentação por meio de advogado e da Embaixada e regulariza sua situação podendo então vir a ter permissão de trabalho.

Muitas pessoas me perguntam se abrindo uma firma na Bélgica recebe direito de moradia no país. Não tem direito a moradia o proprietário estrangeiro de firma aberta na Bélgica. Ele pode entrar e sair do país dentro do que todos tem direito que são 3 meses máximo de permanência, mas não tem direito de residir. E para contratar funcionários para a firma aberta por estrangeiro na Bélgica, o  empresário só pode contratar pessoas legalizadas, pode ser estrangeiro, ou belga, não importa, desde que tenham documentos europeus.

Muitas pessoas pensam que podem abrir uma firma na Bélgica e trazer do Brasil pessoas para trabalhar. Podem sim, desde que estas pessoas tenham documentos europeus. Falando claro, ilegais não podem trabalhar em nenhuma empresa na Bélgica.

Tem advogados, arquitetos e outros me escrevendo perguntando se podem desenvolver sua profissão na Bélgica. Podem se tiverem documentos europeus. Tendo documentos de Portugal pode? Sim, os documentos portugueses são documentos europeus. Mas para conseguir um documento português terá que ter vivido alguns anos em Portugal. Sobre as leis para brasileiros em Portugal já é outra história. Também nada fácil.

Por Alda Inácio
Hoje 10/09/2015