Rádio Clube FM Brasil

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Curiosidades da Bélgica

Vamos continuar falando das diferenças vistas neste país; as vezes eu tenho que forçar um pouco minha memória para notar as diferenças, já que eu moro aqui fazem quase 12 anos e estas diferenças passam despercebidas. Elas não são mais diferenças para mim. Vou relatar alguma coisa que for lembrando:
1- Abacate - nós brasileiros comemos abacate com açúcar o que aqui é repugnante para os belgas que só comem abacate com sal, como se come legume, cru, come-se com carne, tem várias receitas de abacate salgado.
2-Vinho tinto doce nem pensar, aqui nem existe; precisa revirar os magazines, não acha, apenas o vinho branco alguns são doces e é chamado de aperitivo.
3-Cachaça aqui ninguém sabe o que é, não existe, isto é, depois que os brasileiros começaram a ficar numerosos no país começou a ver em magazines especiais a 51. Mas belga não conhece, quer dizer, aqueles que experimentaram a caipirinha sabem o que é.
4-Açúcar de cana, aqui é raro, acha-se mas a maioria do açúcar aqui é de beterraba e ninguém come beterraba aqui. Ela existe para fazer o açúcar e tem pacotinhos de beterraba cozida, muito pouca mas tem, no entanto o legume cru não existe para vender.
5-Carne, bife, sabe aquele nosso bife transparente, fininho que eu adoro? Pois aqui não tem. O bife aqui tem de 3 a 5 cm de espessura e eles comem sangrando, mal passado.
6-Televisão, pensa que é como no Brasil, comprou a TV ligou está assistindo? Não! Aqui você compra, leva pra casa e só vai assistir depois de abonar na companhia de distribuição, que é paga por mês.
7-Remédio e médico, aqui se você compra um remédio por 91, euros, você paga 7, euros e o restante é o governo que paga com um tipo INSS chamado Mutuelle. As consultas médicas se custa 40, euros você paga 5, euros o restante é a Mutuelle que paga.
Tem muita coisa pra contar que vão passando, vou lembrando e coloco aqui posteriormente.

Por Alda Inacio