Rádio Clube FM Brasil

quinta-feira, 26 de março de 2009

A cultura brasileira é crescente na Bélgica

Faz um tempinho que não falo deste país lindo onde estou passando parte da minha vida, enfim, antes de completar 12 anos que aqui vivo vou partir para morar no meu Brasil, num cantinho que preparei para mim. Que felicidade! E falando da Bélgica, vivemos um momento bom neste país calmo. Vi a reportagem na tv semana passada onde o Governo belga divulgava um relatório sobre estrangeiros e nele, o grupo brasileiro que aqui vive só perde em quantidade para o grupo de poloneses. Penso eu que a soma de 45.000 brasileiros já deve ter sido ultrapassada.
Eu tenho poucos contatos com os brasileiros da Bélgica, mas quando ando no centro de Bruxelas, volta e meia encontro duas ou três pessoas juntas conversando, passeando e logo fico sabendo que são brasileiros. Aliás, nota-se logo os brasileiros, somos barulhentos rs rs rs rs.
A cultura brasileira vai pouco a pouco se impondo aqui e já se pode ouvir músicas brasileiras nas rádios vez ou outra. Até o MacDonald faz atualmente uma propaganda onde o fundo musical é música brasileira. Já a televisão quase que semanalmente passa documentários do Brasil. O que eu acho interessante é que os filmes brasileiros só mostram favelas mas os documentários gostam de mostrar as matas, as praias e o calor humano do povo brasileiro.
Por Alda Inacio