Rádio Clube FM Brasil

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O dinheiro na Bélgica

Vamos falar em Euros desta vez para elucidar algumas questões: o euro começou a circular na Europa no ano de 2002. Antes o dinheiro da Bélgica chamava-se "franc belge" e a passagem de uma moeda para outra ainda hoje causa confusão para pessoas idosas.
O salário belga de aposentado é contado como salário mínimo em média 800 euros (possíveis modificações com o passar dos anos) por mês, mas em tempo de trabalho o salário sobe para mais de 1.500 euros. O que não é muito se levarmos em conta o custo de vida aqui na Bélgica. Note-se que um quilo de carne custa em média 15, euros,(40, reais) um quilo de banana custa 5 reais. O custo de um quarto de aluguel na Bélgica fica em torno de 1.000, reais, já um apartamento com um quarto custa em média 1.400, reais e um apto de dois quartos 1700, reais. O ticket de ônibus custa 5,50x ida e volta=11, reais por dia, multiplicado por 24 dias, vai sair por 264 reais por mês.

Para estudar aqui, uma pessoa gasta uma média de 600, reais de alimentação, soma-se o aluguel e as passagens de ida e volta à escola, o que ficaria num total de 1.900, reais por mês.

Para vir estudar na Bélgica precisa-se provar a posse de 50.000, reais (verificar possíveis mudanças nestes valores) no bolso e uma carta de garantia de alguém no Brasil com salário de mais de 4.000, reais. Toda documentação deve ser apresentada à Embaixada do Brasil em Brasília, ou consulado da Bélgica em São Paulo.
Não há permissão de trabalho dada a brasileiros, salvo se este vier encaminhado pela Embaixada do Brasil, ou por firmas brasileiras com sede em Bruxelas.

Por Alda Inacio